Desde o ano de 2019 que o TikTok está na mira dos EUA, devido à segurança de dados de mais de 170 milhões de utilizadores norte-americanos, no ano de 2020 a administração Trump chegou a emitir ordens para um possível banimento da aplicação no país, mas isto foi revogado pela administração Biden, mas esta iniciou negociações com a ByteDance para um possível acordo, sobre a segurança dos utilizadores, mas agora o Senado norte-americano aprovou uma lei onde é feito um ultimato à ByteDance, dona do TikTok.
O TikTok tem mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, surgiu há 12 anos em Pequim e tornou-se uma das empresas mais valiosas do mundo.
A lei aprovada pelo Senado norte-americano impõe à ByteDance, empresa dona do TikTok, que esta tem 9 meses para ser vendida a uma empresa norte-americana, este período chegaria até 2025, após a posse do vencedor das eleições presidenciais. Donald Trump sendo um dos candidatos e possível vencedor das eleições, disse que iria impedir a proibição do TikTok, pois iria beneficiar a rede social Facebook, da META, tendo ele em 2020 tentado proibir a aplicação TikTok no país.
O TikTok vem constantemente a afirmar que os dados dos utilizadores estão seguros e que estes permanecem no país, tendo o TikTok passado por uma reestruturação para isso acontecer, que não existe nenhum risco, mas as preocupações de acesso aos dados dos utilizadores são mais altas, o diretor executivo da aplicação disse que a proibição poria em risco milhares de empregos, pois existem muitas empresas que vendem os seus produtos pela aplicação, e que acabaria também por violar a liberdade de expressão, assim a aplicação está a preparar uma ação judicial para bloquear esta legislação e acredita que irá vencer.
A China muito provavelmente não aprovará a venda do TikTok, assim para salvaguardar os seus direitos de propriedade intelectual e controlo sob a tecnologia, alegando preocupações como a concorrência, que já foi muito citado em jornais chineses, a china não se importaria que a empresa dona da aplicação perdesse dinheiro pois o mais importante é priorizar os interesses políticos, assim este bloqueio de venda acabaria também por ser estratégico por parte da China acabando por obter uma grande influência nas suas relações americanas, e daria assim uma contínua oportunidade de criticar os EUA e minar a democracia e a liberdade do país. Acabará assim por aumentar as tensões entre os dois países.
O futuro da aplicação está ainda incerto, poderá ou não ser proibido, o TikTok entrará com uma ação judicial nos EUA e têm altas expectativas e, com as eleições marcadas para Novembro, tudo pode acabar por mudar depois das eleições, que têm como provável vencedor Donald Trump, este que não pretende bloquear a plataforma.
Comments