Num mundo globalizado como aquele em que vivemos hoje, é de extrema importância que vigore cooperação e a celebração de acordos multilaterais e bilaterais entre os diversos países, sendo estes fundamentais no que concerne à consolidação dos papéis dos Estados no cenário internacional. De acordo com a Professora Regiane Nitsch Bressan, “a política externa refere-se a um conjunto de princípios, estratégias e ações empreendidas pelo governo de um país para interagir com outros países e atores internacionais. Abrange uma gama de atividades diplomáticas, económicas, militares e culturais destinadas a salvaguardar e promover os interesses, valores e segurança de uma nação na arena global”.
Fonte da imagem: Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa
No âmbito de um mundo globalizado, é de relevância ter em consideração, primordialmente, do que é exatamente a globalização e de como é que a mesma nos afeta, dado inserir-se no âmbito da política externa dos diversos países. De facto e de acordo com Simon Reich, a globalização pode ser um termo muito utilizado atualmente, mas cujo significado permanece obscuro, muitas vezes mesmo entre aqueles que o invocam. Apesar de ser considerado um termo de difícil explicação, Anthony McGrew conseguiu redigir a definição mais concisa, definindo a globalização como uma ‘’multiplicidade de ligações e interconexões que transcendem os Estados-nação (e, consequentemente, as sociedades) que constituem o sistema mundial moderno. Define um processo através do qual acontecimentos, decisões e atividades numa parte do mundo podem vir a ter consequências significativas para indivíduos e comunidades em partes bastante distantes do globo.’’.
Fonte da imagem: Learn Liberty
Neste cenário, vigora um movimento de interdependência, em que a saúde se afirma como uma questão da governança global, repercutindo nas diversas políticas de saúde. No que concerne à mesma, não nos podemos focar somente nos elementos tecnológicos e sociais, pois também os elementos políticos e económicos são de extrema relevância, influenciando as interações e relações entre os países.
No que concerne à área da saúde, é a indústria farmacêutica quem integra a fatia maior do volume de negócios. Portugal destaca-se como país altamente competitivo, integrado no sistema europeu do medicamento, tendo como destino dos seus produtos cerca de 150 mercados. O nosso país é um dos países mais desenvolvidos a nível de tecnologia, bem como em termos de investigação e desenvolvimento na área do medicamento. Com mais de 400 patentes registadas na última década; mão de obra altamente especializada; e infraestruturas de ponta no que diz respeito à investigação; Portugal é indubitavelmente um dos países mais promissores e com maiores condições de desenvolvimento de novos projetos.
Fonte da imagem: Health News
O potencial deste pequeno país no âmbito da sua transformação em hub tecnológico para empresas da área da saúde e das tecnologias de saúde – devido à disponibilização de avançada tecnologia; quadros extremamente especializados; e um grande investimento na inovação – tem acrescentado um grandioso valor à sociedade e à economia da mesma: na última década, as exportações portuguesas no setor da saúde duplicaram de valor, atingindo os 2.463 milhões de euros no inverno de 2022.
O potencial de Portugal não é passado despercebido lá fora: o Centro-Oeste dos Estados Unidos da América (constituído pelo Illinois, Indiana, Minnesota, Michigan e Ohio) tem sido alvo de um notável crescimento no setor da saúde e das tecnologias de saúde, consolidando-se enquanto centro de destaque para a inovação, pesquisa e desenvolvimento. Constituída por uma variada indústria dinâmica com diversos segmentos dentro da indústria farmacêutica (produtos farmacêuticos no geral, biotecnologia, dispositivos médicos), algumas das principais empresas internacionais da área da saúde – tais como a Baxter e a Medtronic - definiram as suas sedes nessa mesma região.
Fonte da imagem: Grand View Research
Nos últimos anos tem sido possível verificar-se um aumento constante das exportações na indústria da saúde de Portugal para os Estados Unidos, sendo evidenciado o reconhecimento internacional da qualidade e da inovação dos diversos produtos desenvolvidos pelas empresas portuguesas. O mercado estadounidense tem sido um destino estratégico para exportações, representando mais de 25% do total e alcançando o valor de 605 milhões de euros, de acordo com Mário Quina, delegado da AICEP na região. No caso específico do Centro-Oeste, as exportações portuguesas para a região atingiram a marca dos 871 milhões de dólares em 2022, sendo mais de 21% destinados a produtos farmacêuticos e medicamentos. São diversas as empresas portuguesas, tais como a BIAL e a Bluepharma que têm investido nos Estados Unidos, contribuindo para o desenvolvimento económico bilateral.
Fonte da imagem: Mundo Português
No âmbito das relações bilaterais entre Portugal e Estados Unidos, surgem então distintas oportunidades, desde o aprofundamento da investigação, como melhorias no desenvolvimento e na produção de novos medicamentos, APIs e dispositivos médicos. Parcerias com instituições de pesquisa e universidades conceituadas facilitam a entrada de um país pequeno como Portugal no gigante mercado da farmacêutica, potencializando a inovação, bem como abrindo portas para as empresas portuguesas conseguirem implementar ferramentas inovadoras. Existem assim enormes oportunidades para empresas nacionais que sejam capazes de apostar na qualidade e na inovação.
Neste momento, segundo informações divulgadas pelo Gabinente de Estratégia e Estudos da República Portuguesa, Portugal desfruta de uma balança comercial positiva com os Estados Unidos, verificando-se um aumento de 22% nas exportações de bens e serviços até março de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Referências:
Gabinete de Estratégia e Estudos da República Portuguesa. (10 de Outubro de 2023). Comércio Internacional Portugal-EUA. Portugal.
Gomes, R. S. (Julho/Agosto de 2023). Exportações da Fileira da Saúde aumentaram 35 por cento em 2022. Portugalglobal, pp. 16-17.
Mathias, F. (14 de Julho de 2023). O que é política externa e qual sua importância? Obtido de CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/politica-externa/
Portugal, A. p. (Julho/Agosto de 2023). Revista Portugalglobal. Porto.
Quina, M. (Julho/Agosto de 2023). Midwest Americano - Um Polo de Desenvolvimento das Ciências da Saúde. Portugalglobal, p. 32.
Reich, S. (1998). WHAT IS GLOBALIZATION? Four Possible Answers. Notre Dame: Kellogg Institute.
Santos, A. S. (15 de Fevereiro de 2023). Exportações do sector da saúde crescem 35% e atingem os 2,4 mil milhões de euros. Obtido de Expresso.pt: https://expresso.pt/sociedade/saude/2023-02-15-Exportacoes-do-sector-da-saude-crescem-35-e-atingem-os-24-mil-milhoes-de-euros-36edb467
ShareAmerica. (25 de Abril de 2023). Minnesota se orgulha de possuir uma população diversificada e um ambiente saudável. Obtido de ShareAmerica: https://share.america.gov/pt-br/minnesota-se-orgulha-de-possuir-uma-populacao-diversificada-e-um-ambiente-saudavel/
Comments